4 dicas simples de como economizar água em casa

Elaborado pela equipe da LarVerdeLar.

Economize água com o coraçãoO dia 22 de março é a data mundial para discutirmos a importância da preservação do bem mais valioso do nosso planeta, a ÁGUA.

Atualmente até parece que resolvemos o problema da crise hídrica no Brasil. Não vemos mais na mídia problemas de racionamento de água, quanto em 2015. Mas saiba que o problema não foi resolvido. Nosso país enfrenta graves problemas por não saber fazer uma gestão correta dos recursos hídricos.

No entanto, o problema da gestão hídrica de abrangência macro é tópico para um artigo dedicado, que ainda iremos escrever. O foco deste artigo é mostra que você pode contribuir para evitar o agravamento da crise hídrica e participar do movimento mundial de preservação da água – World Water Day.

Por meio de algumas medidas práticas do seu dia a dia, é possível adotar diversas formas de redução do consumo de água em sua residência. Com isso, além de contribuir com a redução do consumo em sua casa, e reduzindo a conta no fim do mês, você ainda estará ajudando sua cidade nessa luta contra a falta dos recursos naturais.

Confira agora algumas dicas bem interessantes que preparamos para lhe ajudar a reduzir o consumo de água.

1.Economize água de suas torneiras

Feche a torneira enquanto estiver escovando os dentes, fazendo a barba, lavando as mãos, pratos, e assim por diante. Feche também o registro quando você estiver no chuveiro. Faça assim: se molhe, desligue a água enquanto estiver passando sabão, e só depois ligue novamente, no tempo suficiente para se enxaguar.

Uma outra solução para economia, é o uso de arejadores. Estes pequenos dispositivos são instalados diretamente na torneira e tem a função de controlar a saída da água. Eles reduzem a vazão, e podem chegar a economizar até 85% do consumo. Eles também misturam ar e água durante seu uso, o que proporciona um jato leve e a sensação de um volume mais amplo.

O vídeo abaixo mostra como é o jato de água de uma torneira com arejador de vazão de apenas 1,8 L/min. Uma torneira residencial comum possui uma vazão média de 8,30 L/min.

2.Verifique vazamentos na tubulação

Se o seu encanamento tiver vazamentos, especialmente nos vasos sanitários e torneiras, procure corrigir todos eles. Um vazamento silencioso no vaso sanitário, por exemplo, pode desperdiçar de 30 a 500 litros por dia, fique atento.

É bem simples verificar se há possíveis vazamentos. Feche todas as torneiras e veja se o hidrômetro de entrada da casa continua rodando. Se positivo, é melhor você chamar um especialista, pode haver vazamentos internos.

3.Tome banhos mais curtos

Que tal fazer um desafio a si mesmo? Leve um cronômetro ou um relógio para o banheiro com você e desafie-se a reduzir o seu tempo de banho. Você pode até jogar isso enquanto ouve uma música no chuveiro e se desafiar a reduzir o número de músicas que tocam. Outra coisa: nada de fazer a barba enquanto fica debaixo do chuveiro.

Assim como as torneiras, existem modelos de chuveiros que possuem vazões elevadíssimas. Para um mesmo fabricante de duchas e chuveiros é possível encontrar modelos com vazão de 6 até 14 L/min.

Uma dica importante: Normalmente os modelos de chuveiros mais simples são aqueles que possuem menor vazão, de 6 a 8 L/min.

4.Reduza o volume da descarga dos vasos sanitários

Se você já usa vaso sanitário com caixa acoplada, essa é uma ideia bem interessante e que irá lhe poupar ainda mais água. Encha uma garrafa pet de 500 ml com água ou areia, de modo que ela fique pesada, e a coloque dentro da caixa acoplada. Isso fará que a caixa encha descontando aquele volume ocupado pela garrafa. Certifique-se de que há uma tampa na garrafa, especialmente se houver areia sendo usada.

Caso você tenha o sistema antigo de descarga, com válvulas embutidas na parede, recomendamos fortemente que você faça a substituição por vasos com caixa acoplada, com duplo acionamento (descarga completa de 6 Litros ou meia-descarga com 3 Litros). Isto irá proporcionar uma economia de águal enorme, é até difícil mensurar volume que pode ser salvo de água devido a imprecisão e ineficiência das válvulas embutidas.

Esperamos que tenha gostado dessas dicas e que, com esses simples passos, você consiga economizar água em sua casa.

Que tal agora nos enviar um comentário e outras ideias que você tem para economizar água?

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado