Boletim de Sustentabilidade #05: O Aquecimento Global está intensificando os furacões e SJC está indo pelo caminho da sustentabilidade

Escrito por Vitor Tosetto em 15/09/2017.

maxresdefault

Vamos começar o Boletim de Sustentabilidade com uma frase do Papa “O homem é estúpido, é um teimoso que não vê”.

Após estragos causados pelos furacões Irma e Harvey, o Papa não poupou críticas aos líderes mundiais que negam associar o Aquecimento Global às emissões de CO2.

A BBC Brasil publicou no dia 12/9 uma boa matéria discutindo a relação entre os furacões e o Aquecimento Global. Apesar do sábio Presidente Trump dizer que o conceito de Aquecimento Global ter sido criado pelos chineses, cientistas dizem que furacões podem estar mais intensos devido ao aquecimento das águas dos oceanos. As águas do Golfo do México hoje são 1,5 graus mais quentes que as temperaturas entre 1980 e 2010. Vale lembrar que a Flórida não registrava furacões desde 1921.

As outras notícias marcantes da semana são locais.

Telhado Verde no LEED v4

Horta Urbana do Espaço LarVerdeLar

São José dos Campos iniciou o debate com a sociedade para atualização do Plano Diretor. O que está chamando a atenção neste processo é a tendência da cidade em seguir o caminho da sustentabilidade. No dia 12/09, a sociedade civil organizou um seminário com 6 palestras sobre iniciativas inovadoras sobre urbanismo no Brasil e no mundo. Ficou claro que a sustentabilidade é o caminho que deve ser seguido.

No dia seguinte, 13/09, a Prefeitura divulgou a agenda de todo processo de construção do novo Plano Diretor, e lançou um site muito bem estruturado para orientar a população, vale a pena conferir http://planodiretor.sjc.sp.gov.br , serve de modelo para outros municípios.

A última notícia, apesar de ser do mês passado, tomei conhecimento somente na segunda-feira. A Câmara de Vereadores de SJC aprovou um Projeto de Lei que dá desconto de até 10% no IPTU para os imóveis que tenham sistema de geração de energia alternativa e telhados verdes.

Abraço e bom final de semana!

Receba Semanalmente o Boletim de Sustentabilidade!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado