Boletim de Sustentabilidade #08: Desmatamento bilionário; O dia sem carro em Paris; e EUA revoga seu Plano de Energia Limpa

Este e-mail faz parte da série Boletim de Sustentabilidade, que traz um resumo das principais notícias sobre sustentabilidade publicadas na semana #40, no Brasil e no Mundo.

9619984584_eb5d6e89a0_z

Na quarta-feira, 4/10, a Polícia Federal deflagrou Operação Anhangá Arara, que investiga a extração ilegal de madeira nobre na Terra Indígena (TI) Cachoeira Seca, no Pará. O esquema era operado por uma família que extraia madeira de áreas protegidas e exportava para outros continentes, incluindo EUA e países europeus como França, Reino Unido e Alemanha. O esquema teria movimentado quase R$ 1 bilhão. – Reportagem completa no ParanáPortal.

Neste mesmo dia, a EPA (Agencia Ambiental dos EUA) anunciou que irá revogar o Plano de Energia Limpa firmado na era do presidente Obama. O Plano tinha como meta reduzir em 32% os níveis de emissões de CO2e de 2005, até 2030. Este foi a primeira medida oficial do governo Trump para se desfazer do Acordo de Paris. Vale lembrar que o EUA é o segundo país que mais emite CO2e, responsável por 17% das emissões no mundo.

O dia 22 de setembro é o Dia Mundial sem carro, muitas cidades ao redor do mundo levam este movimento a sério. O portal TheCityFixBrasil publicou, no dia 2/10, uma matéria explicando como foi este dia dedicado aos pedestres em Paris.

O que mais me chamou a atenção foi que a prefeitura fechou 100% do território do município para circulação de veículos, de 11h as 18h. A reportagem faz relatos de participação em massa da população. As pessoas descrevem a iniciativa como simpática e agradável. Durante este dia houve uma queda 35% no índice de poluição atmosférica e redução de 54% de ruído na região da Av. Champs-Elysées.

Para encerrar, gostaria de apresentar o Electromaps. Um site que mostra a localização dos pontos de recarga de carros elétricos/híbridos no mundo inteiro. Observe a quantidade de pontos de recarga que já existem na Europa, Asia e EUA. Depois veja o mapa do Brasil. Infelizmente estamos bem atrasados. Os carros elétricos não devem ser o principal meio de locomoção de uma cidade, mas esta nova tecnologia irá ajudar em muito a reduzir os índices de poluição.

Abraço e tenha um ótimo final de semana!

Receba Semanalmente o Boletim de Sustentabilidade!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado