Boletim de Sustentabilidade #09: Gerador de Energia Limpa Inovador; Caminhão elétrico no Brasil em 2020; Ameaça ao Pantanal; e 1º cidade LEED do mundo.

Este e-mail faz parte da série Boletim de Sustentabilidade, que traz um resumo das principais notícias sobre sustentabilidade publicadas na semana #41 e #42, no Brasil e no Mundo.

vista_aerea_pantanal

Vou começar este boletim com uma notícia antiga, de 2015, mas que tomei conhecimento ontem, quando um amigo, “hermano”, me mostrou a matéria. Trata-se de um gerador eólico de energia diferente de tudo que você já viu. O equipamento não é composto por hélices, é apenas um mastro que durante a sua oscilação gera energia. Vale muito a pena ver o vídeo e conhecer esta inovação, chamada Vortex Bladeless.

Após a luta para evitar que a reserva na Amazônia, o RENCA, não deixasse de existir, agora é a vez de lutarmos pelo Pantanal. Hoje, o portal da BBC Brasil, colocou como matéria de capa a ameaça de uma lei que está tramitando no Congresso que pode expandir o desmatamento no Pantanal. Para se ter uma ideia do problema, segundo o MP do Mato Grosso do Sul, entre 2013 e 2015 foram desmatados 70.648 hectares, área equivalente a 100mil campos de futebol.

No dia 20/10, o portal EngenhariaE publicou uma matéria sobre a Vokswagen, divulgando que a montadora anunciou que a partir de 2020 iniciará a produção em massa do caminhão elétrico e-Delivery na fábrica de Resende, Rio de Janeiro. Esta notícia mostra o quanto está indo rápida a transformação da indústria automobilística.

A cidade de Washington, EUA, é a primeira cidade do mundo a conquistar a certificação LEED City. O LEED é a principal certificação de construção sustentável no mundo, e possui diversas tipologias como Novas Construções, Edifícios Existentes, Interiores, Casas e até Bairros. A última tipologia desenvolvida foi a de Cidades. Ao conquistar o LEED City a cidade de Washington demonstrou uma exemplar performance nas categorias de energia, água, resíduos, transporte e experiência para os habitantes. Um título como este mostra ao mundo que a cidade possui uma comunidade sustentável e saudável para os seus moradores.

Caso queira conhecer mais sobre as vantagens financeiras e ambientais de um edifício sustentável com certificação LEED, recomendo acessar www.espaco.larverdelar.com.br.

Abraço e bom final de semana!

Receba Semanalmente o Boletim de Sustentabilidade!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado