Boletim de Sustentabilidade #06: Preço da Placa Fotovoltaica cai 30%; Desmatamento pode aumentar; PIB Verde e o dia da Árvore

Domestic-Solar-PV

Ontem, 21 de setembro, foi o Dia da Árvore no Brasil, mas infelizmente não temos muito o que comemorar.

Para começar, no dia 19/09, o nosso presidente cometeu uma grande gafe no 72º Sessão da Assembleia da ONU, ao informar que o Brasil reduziu o desmatamento em 20% comparado ao último ano. Essa informação é “imprecisa” e “inadequada”, segundo os próprios autores da pesquisa citada como fonte pelo presidente, do instituto Imazon. Um pesquisador do Imazon informou ainda que o Governo Federal vem adotando medidas que irão aumentar o desmatamento, devido as propostas para reduzir áreas de conservação. Como aconteceu com a RENCA (Reserva Nacional do Cobre e Derivados) –  link da matéria da BBC Brasil sobre o episódio.

Por outro lado, o Congresso Nacional deu uma bola dentro para a sustentabilidade. No dia 20/09 foi aprovado pelo Senado a Proposta de Lei que prevê a criação do PIB Verde, que deve ser calculado anualmente pelo IBGE. O objetivo da proposta é criar um índice que contemple o patrimônio ecológico nacional, e que possa ser comparado com índices de outros países, assim como acontece com o PIB.

O Laboratório Nacional de Energia Renovável dos EUA publicou um relatório informando que o preço dos painéis fotovoltaicos caiu 30% no primeiro trimestre de 2017, para projetos de grande escala. O principal motivo desta queda foi atribuído ao excesso de produção dos módulos pela China.

Para módulos residenciais a queda foi menor, 7%. No entanto, o preço vem decrescendo rapidamente. Em 2010 o custo do Watt instalado era de 7,24 USD, considerando mão-de-obra de instalação e equipamentos. Atualmente o preço é 2,80 USD. Esta tendência de queda nos preços certamente chegará até nós aqui no Brasil.

Para encerrar, gostaria de comemorar o Dia da Árvore convidando você para assistir a palestra do cientista Antônio Donato Nobre, que explica a teoria dos Rios Voadores. Neste vídeo, você entenderá porque uma simples árvore lá no meio da Amazônia é extremamente importante para nós, mesmo que moremos em outro Estado.

Bom final de semana!

Receba Semanalmente o Boletim de Sustentabilidade!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado