Boletim de Sustentabilidade #01

Artigo escrito por Vitor Tosetto em 18/08/2017.

amianto

Olá, a partir de hoje, eu juntamente com minha equipe iremos escrever semanalmente um resumo das principais notícias e novidades sobre sustentabilidade.

Nesta semana que está terminando, o destaque foi a retomada do julgamento do STF sobre a proibição da comercialização do amianto no Brasil. Mais de 75 países já proibiram o comércio desta substância cancerígena, mas no nosso país ainda é possível encontrar, principalmente, caixas d’água e telhas fabricadas com amianto do tipo “crisotila”.

Ontem, dia 17/08, a ministra Rosa Weber, do STF, votou para proibir a produção e venda do amianto. Para uma posição definitiva, ainda faltam 9 ministros votarem. A análise será retomada no dia 23/8. A BBC e o G1 publicaram duas matérias muito boas sobre a história do amianto no Brasil, vale a leitura. Já na semana retrasada, destaco o acontecimento da principal feira de construções sustentáveis do país, a Green Building Expo. O GBC Brasil fez o lançamento de 3 certificações importantes, bem adaptadas a realidade brasileira. Acredito que estas certificações poderão fomentar o mercado da construção civil, aumentando a qualidade final dos imóveis, além de minimizar os impactos ambientais e sociais.

As certificações apresentadas foram:

  1. GBC Condomínio
  2. GBC Casa (segunda versão)
  3. Net Zero

 

Talvez você ainda não saiba, mas o Espaço LarVerdeLar é o primeiro e único edifício no Brasil a conquistar a certificação LEED v4. Por isso, tivemos a honra de palestra durante o evento. Como o Espaço LarVerdeLar está no quinto mês de ocupação e até o momento produziu mais energia do que consumiu, este foi indicado como projeto piloto para a certificação Net Zero. Se ao final de 12 meses mantivermos este desempenho, receberemos a certificação Net Zero.

Vitor Tosetto palestrante da Green Building Expo 2017

Bom final de semana e até a próxima!

Receba o Boletim de Sustentabilidade semanalmente!



Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado