Projeto Integrado

Você está aqui: Home / Serviços / Projeto Integrado

Escritório de arquitetura com projeto integradoUma verdadeira construção sustentável só é possível de ser construída por meio de um bom projeto. O Projeto Integrado – ou Processo Integrado – é a chave para se obter um projeto eficiente em termos de custos e de alta performance, uma vez que promove a integração inteligente entre o homem, a tecnologia e a natureza.

O Projeto Integrado é uma metodologia de elaboração de projetos diferente do que estamos acostumados a encontrar no mercado. É comum hoje os projetistas envolvidos na elaboração de um edifício trabalharem isolados, sem uma interação continua entre suas respectivas disciplinas. Com o Projeto Integrado a gestão e elaboração dos projetos ocorrem de forma integrada, onde todos os envolvidos – projetistas, cliente, construtores, usuários e demais – participam desde da concepção até a finalização do projeto executivo, a fim de promover a sinergia entre as disciplinas encontrando assim as soluções mais eficientes.

Para entender melhor como funciona vamos fazer uma comparação com o processo convencional, comumente utilizado hoje em dia.

No processo convencional a equipe de projeto é formada aos poucos, conforme o andamento do projeto. A primeira etapa ocorre quando o cliente procura o arquiteto, onde ambos discutem quais as intenções e objetivos da edificação. Em seguida, o arquiteto, de forma individual, elabora o projeto arquitetônico até que este seja aprovado pelo cliente. Perceba que até o momento, somente dois agentes trabalharam até um ponto avançado do projeto, onde diversos critérios e definições já foram decididos. A próxima etapa consiste na contratação de outros projetistas para elaboração dos projetos complementares – estrutural, elétrico,hidráulico, paisagístico, decoração etc. Como muitas decisões já foram tomadas anteriormente, muito dos conhecimentos e experiências destes novos profissionais serão desperdiçadas, não havendo a sinergia entre as diferentes disciplinas. Ao final da elaboração de todo o projeto, os construtores, que até o momento não tiveram a oportunidade de contribuir com seus conhecimentos,iniciam a obra. Com o processo convencional existem grandes chances de haver incompatibilidade de soluções de cada disciplina durante a obra, o que promoverá custos adicionais não previstos. Além de comprometer a performance do edifício.

Com a metodologia do Projeto Integrado é possível obter um custo eficiente, evitar diversos imprevistos durante a obra e alcançar uma performance de qualidade e ambiental exemplar. Para isso os profissionais envolvidos na elaboração do projeto e na construção são trazidos para trabalharem em conjunto desde do início, na concepção do edifício.

A gestão de fluxo de informações geradas por estes profissionais de diferentes disciplinas é organizada da seguinte forma:

– Todas as disciplinas pesquisam, estudam e reúnem informações e dados relevantes para o projeto;

– As informações são analisadas;

– As pessoas que defendem estas informações (clientes, projetistas,engenheiros, construtores, operadores) se reúnem em oficinas para compararem ideias e identificarem oportunidades de sinergia.

Este fluxo de pesquisa, análise e reuniões (oficinas) é realizado diversas vezes, onde progressivamente o projeto vai sendo elaborado, obtendo assim soluções mais inteligentes e eficientes

É por meio do Projeto Integrado que afirmamos que uma construção sustentável é mais viável economicamente do que uma construção convencional.

O Projeto Integrado contempla os seguintes serviços:

  • Coordenação da Equipe de Projetos

  • Gerenciamento de Projetos

  • Consultoria em Sustentabilidade

  • Projeto Arquitetônico

  • Projeto Hidrossanitário

  • Projeto Uso Eficiente da Água

Para entender melhor como funciona o Projeto Integrado na prática, acompanhe o case do Espaço LarVerdeLar.